Watch live streaming video from divulgandooevangelho at livestream.com
SEJA BEM VINDO AO BLOG
Terça-feira, 28 de junho de 2011, 11h49

Redes sociais foram principais veículos de divulgação da JMJ 2011


As redes sociais, principalmente o Facebook, foram as grandes propulsoras na divulgação da JMJ de Madri.
 
Faltando menos de dois meses para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Madri, o Vaticano realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 28, para divulgar os últimos dados e detalhes sobre a programação deste que é o maior evento da Igreja Católica.

Atualmente estão inscritos formalmente cerca de 400 mil jovens, mas o Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanisław Rylko, acredita que este ainda não é o número final, “levando em conta que os jovens normalmente se inscrevem na última hora”. “Jamais tivemos um número assim neste período”, destaca o cardeal.

A voluntária mexicana Elsa Vázquez Maggio, que trabalha na coordenação desta JMJ, conta que centenas de jovens em todo mundo ajudam de maneira desinteressada na divulgação do evento. As redes sociais, principalmente o Facebook, foram as grandes propulsoras na divulgação da JMJ de Madri.

“Muitos colocaram suas capacidades profissionais à disposição para a JMJ em vários setores: cultural, marketing, comunicação, gestão administrativa, etc”, explica a voluntária.

Diversas pessoas, destaca Elsa, depois de seu tradicional dia de de trabalho, iniciaram uma jornada de trabalho pela JMJ - contribuindo com a sua parte, mesmo que pequena, mas significativa - deixando de lado seus passa-tempos, famílias e amigos.


Dom Stanisław ressalta que 24 mil voluntários de diversos países estarão formalmente empenhados em vários serviços nesta JMJ.

“Graças a eles, mais de um milhão de jovens virão a Madri em agosto. Para fazer isso, milhares deles trabalharam, trabalham e trabalharão durante a JMJ como voluntários a fim de que estes dias sejam realmente inesquecíveis”, enfatiza a voluntária mexicana.



Um verdadeiro Pentecostes

Cerca de 14 mil sacerdotes que acompanharão seus jovens também estão inscritos, além dos 744 bispos, dos quais 263 “bispos-catequistas”.

Serão 250 pontos para as catequeses que serão pronunciadas em 30 línguas. “Será um verdadeiro Pentecostes! 700 mil cópias do YOUCAT serão distribuídas aos jovens em 6 línguas”, salienta o Dom Stanisław.

Antes de chegar a Madri, os jovens serão recebidos em 68 dioceses espanholas, o que segundo o cardeal, é uma confirmação de que toda a Igreja na Espanha está envolvida diretamente na experiência da JMJ.

Cardeal Stanislaw destaca também que, em vários países, muitos jovens acompanharão simultaneamente a JMJ por meio de transmissões televisivas ou pela internet, como na Ucrânia, em Madagascar e no Brasil.   

A Tv Canção Nova transmitirá todos os momentos com o Papa Bento XVI e durante sua programação entrará com flashs ao vivo de Madri.

“A presença do Santo Padre constitui o fator fundamental de cada JMJ. O Papa chegará em Madri, na quinta-feira, 18 de agosto e às 19h30 (horário local) e haverá logo a festa de acolhida dos jovens na Praça de Cibeles”, elucida o cardeal.


Detalhes da programação com o Papa

Na manhã da sexta-feira, 19 de agosto, o programa será na El Escorial, um encontro com jovens religiosos e docentes universitários.


No mesmo dia, haverá o tradicional almoço com representantes dos jovens com o Santo Padre. O dia se concluirá com a participação do Santo Padre na Via Sacra dos jovens pelas estradas de Madri.


Na manhã do sábado, 20 de agosto, o Papa visitará o centro de reconciliação, onde confessará alguns jovens. Depois presidirá a Santa Missa para os seminaristas na Catedral de Madri e às 20h30, no aeroporto de Cuatro Vientos, haverá uma vigília de oração com os jovens.


Já no domingo, 21 de agosto, às 10h, a solene Celebração Eucarística concluirá a JMJ 2011. A jornada de Madri, recorda Dom Stanislaw, acontece pouco tempo depois da beatificação de João Paulo II, fundador das JMJs.


“O Papa Wojtyla retorna assim entre os jovens que tanto amou e que tanto o amaram. Retorna, porém, como Beato Patrono e Protetor. De fato, a Celebração Eucarística de acolhimento dos jovens peregrinos, presidida pelo Arcebispo de Madri, Cardeal  Antonio María Rouco Varela, na terça-feira, 16 de agosto, na Praça de Cibeles, será dedicada ao novo Beato”, conta Dom Stanislaw.


O presidente do dicastérios para os leigos salienta que cada JMJ é uma experiência extraordinária de uma Igreja amiga dos jovens, uma Igreja que se coloca a serviço das jovens gerações.


“É uma experiência de Igreja mundial – única no seu gênero – que abraça todo o planeta, de uma Igreja jovem, plena de entusiasmo e impulso missionário. É uma epifania da fé cristã que há dimensões realmente planetárias. E os jovens – especialmente na nossa velha Europa, profundamente secularizada e laica – têm uma particular necessidade de tudo isso”, ressalta o cardeal.


Toda JMJ é um semeação evangélica, é um dom a se acolher com gratitude e com vivo sentido de responsabilidade. “Confiamos, de qualquer modo, à intercessão dos santos patronos da JMJ, mas de modo particular, ao Beato João Paulo II, esta semeação, para que possa trazer abundantes frutos na vida de tantos jovens de hoje”, salienta o cardeal.




Fonte: Canção Nova Notícias